Agile Software Development
on One Unified Platform
Liberte o poder de uma plataforma unificada com 4me.
O 4me remove as barreiras entre o ITSM e o Desenvolvimento de Software e agiliza a organização em torno dos processos de ponta-a-ponta.
A plataforma 4me fornece Product Backlogs, Story Points, Agile Boards, Sprints e uma funcionalidade de gestão de projetos totalmente ágil (para além da waterfall). Suporta Kanban e SCRUM.
Full SCRUM Support
As equipas de Desenvolvimento de Software deixam de necessitar de outra ferramenta para planear, acompanhar e gerir os projetos ágeis de desenvolvimento de software.
O 4me reúne os utilizadores, o service desk, as equipas de gestão de serviços e todas as equipas de desenvolvimento de software numa plataforma. Uma solução única que trabalha com pedidos, projetos, releases e todas as atividades relacionadas com SCRUM.
Práticas sólidas de gestão de serviços, backlogs de produtos, sprints, agile boards, release worflows integrados com o pipeline de CI/CD e gestão de projetos: tudo está disponível no 4me, perfeitamente integrado.
Product Backlogs
Um backlog de produto refere-se a uma lista priorizada de funcionalidades que um produto deve conter. Pode-se chamá-lo de uma lista de tarefas pendentes de ideias de aprimoramento que precisam ser resolvidas para melhorar o produto.
No 4me os pedidos de melhoria podem ser adicionados a um backlog de produto apenas com um clique. Ordenar os itens num product backlog é igualmente fácil (drag-and-drop): arraste e solte-os na ordem pretendida. Com os product backlogs, os Product Owners e as Equipas de Desenvolvimento dispõem de uma ferramenta poderosa para organizar e priorizar os pedidos relacionados com o negócio.
Story Points
Para uma Equipa de Desenvolvimento decidir quais os pedidos de melhoria a incluir num sprint, é importante compreender a carga de trabalho que esses pedidos representam. No 4me, é possível adicionar uma estimativa de complexidade para cada um dos itens num backlog, muitas vezes definidos como “story points” dentro da SCRUM framework. Trata-se de uma unidade de medida para expressar uma estimativa do esforço geral necessário para implementar na totalidade um item do backlog do produto.
Com os “story points” visíveis no backlog do produto, as Equipas de Desenvolvimento podem tomar melhores e rápidas decisões ao avaliar os melhores candidatos para o próximo sprint.
Agile Boards
Para as Organizações que desejam adotar uma abordagem Agile para gerir a carga de trabalho, os quadros ágeis (Agile Boards) podem ser muito úteis. Quer a Organização prefira Kanban ou Scrum, ambas são metodologias ágeis que beneficiarão da capacidade de configurar Agile Boards no 4me.
No 4me, cada Equipa pode configurar totalmente o seu Agile Board definindo o número de colunas e respetivos nomes. Depois das colunas serem adicionadas, arraste-as para as colocar na ordem pretendida. Para cada coluna, os atributos podem ser definidos para ajustar e automatizar ainda mais o fluxo de trabalho (worflow) preferido da Equipa. Por exemplo, editar uma coluna permite definir o seu limite de WIP (Work In Progress). Permite também selecionar a ação automatizada a ser executada quando uma tarefa (assignment) é colocada na coluna.
Uma vez configurado um quadro, é possível adicionar a ele todo tipo de atribuições: pedidos de melhorias, incidentes, problemas, tarefas de fluxo de trabalho (workflow tasks) e tarefas de projeto. Com os Agile Boards, as Equipas de Desenvolvimento têm total controle e visibilidade sobre a carga de trabalho real.
O vídeo abaixo proporciona uma visão rápida e geral dos recursos mais importantes dos Agile Boards e como podem ser usados.
Sprints
No SCRUM as Equipas de Desenvolvimento organizam o seu trabalho em Sprints.
O 4me oferece a possibilidade de definir sprints, iniciar esses sprints a partir do Agile Board e vincular/linkar os itens incluídos no âmbito (scope) ao Sprint.