Usar o telemóvel como cliente privilegiado de e-mail é já uma realidade para o comum dos portugueses. Permite uma total mobilidade e conectividade, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Cada vez mais conscientes da facilidade da ferramenta, até mesmo na vida pessoal, a tendência de substituir um telemóvel tradicional por um Smartphone (ou com funcionalidades equiparadas) está claramente a aumentar entre nós. Hoje, seja qual for o local onde nos encontramos, poderemos rapidamente e muito facilmente verificar o nosso e-mail, navegar na internet ou ter acesso a redes sociais.
As vendas dos equipamentos designados Smartphones – telemóveis que acumulam as funcionalidades de um PDA – cresceram cerca de 58% no 1º trimestre de 2010 e comparativamente ao mesmo período do ano passado, correspondendo a cerca de 180 mil unidades vendidas, contra as 114 mil unidades no mesmo período de 2009 (1). Assistimos ainda em Portugal, a uma tentativa da generalidade dos consumidores de passar de um equipamento tradicional para equipamentos FeaturePhones, ou seja, equipamentos já com algumas funcionalidades de um Smartphone, como o acesso à internet. Segundo ainda um estudo eMarketeer, estima-se que em 2010 mais de 800 milhões de pessoas no mundo irão aceder às redes sociais através do telemóvel.
(1)Fonte: Estudo IDC European Mobile Phone Tracker, Junho 2010