O Microsoft Data Protection Manager vem melhorado. Partilhamos algumas novidades e vantagens do DPM nesta edição especialmente dedicada à segurança da informação.
Maior interoperabilidade com o Exchange, SQL e SharePoint. Suporte integrado para o Exchange, configurações de cluster SQL, backup SQL mais facilitada e com maior compactação. As opções avançadas de protecção de dados do SharePoint estão também melhoradas.
Zero de perda de dados norestore. Recuperação sem perda de dados do Exchange, SQL, SharePoint e dos servidores de ficheiros
Backups de Máquinas Virtuais. Inclui suporte para backup de máquinas virtuais com base num agente. O agente DPM permite assim salvaguardar a informação destas máquinas que estejam a ser executadas em “máquina real”.
Recuperação de dados em minutos. A recuperação feita a partir de Tape pode levar horas. Um centro de dados de média dimensão pode ter mais de 20 recuperações mensais. O DPM permite que os administradores de TI possam fazer as mesmas recuperações em minutos. Uma recuperação mais rápida reduz tempos de espera de quem necessita dos dados.
Servidores sem a “backup window”. O crescimento maciço da capacidade de armazenamento aumentou o tempo necessário para efectuar o backup dos servidores de ficheiros. Ao mesmo tempo, é exigida a disponibilidade 24×7 dos dados. Assim, não existe um período ideal para realizar o backup. O DPM está permanentemente a verificar alterações, salvaguardando-as automaticamente, sem causar impacto na disponibilidade, eliminando-se assim a necessidade de uma “backup window”.
Protecção dos PCs dos utilizadores. O DPM 2010 permite efectuar o backup dos computadores dos utilizadores aumentando assim o leque de equipamentos cobertos. Os utilizadores de computadores protegidos pelo DPM podem efectuar a sua recuperação de dados sem recorrer ao administrador de rede.
Armazenamento eficaz. A tecnologia de filtro patenteada, reduz o volume de backups full, em cerca de 90 %. A economia de espaço em disco e o tempo dos backups full, passa de horas para minutos. O serviço “Shadow Copy” torna-se mais eficiente reduzindo o volume necessário em disco, enquanto se aumenta o número total de pontos de restauro.
Centralizar os backups. Hoje, a principal forma de proteger servidores remotos (filiais) é o backup de dados em tape que são depois transportadas para a Sede. A recuperação dos dados dessas tapes pode ser dispendiosa e lenta. O DPM, através de agentes instalados nos servidores remotos permite a centralização dos backups no local de maior segurança e onde se disponha de suporte técnico adequado.
Funcionalidades avançadas a baixo custo. Como o DPM faz parte do Windows Server System, contém ferramentas que já estão no software de servidor, como o Microsoft Management Console (MMC) e o Windows Explorer. O ambiente de administração do DPM é algo que os administradores de rede já conhecem bem. São disponibilizados relatórios detalhados da operação e podem ser enviados alertas para a consola do MS Operations Manager.