Gerir o sistema operativo, drivers, plug-in, controlos ActiveX e certificados, além de aplicações locais e remotas, desenvolvidas internamente, adquiridas fisicamente ou obtidas por download, é um desafio constante para os administradores de sistemas, para além de ser um processo bastante dispendioso para as organizações.
A standardização e automação dos processos associados à gestão, controlo e instalação do software e das aplicações, permitem obter consideráveis ganhos.
O Packaging de Software e das Aplicações assim como a Virtualização são componentes fundamentais da standardização e otimização das instalações.
Em auxílio aos sobrecarregados Administradores de Sistemas, surge assim uma nova categoria de profissionais – os Software Packagers – que são o elo de ligação entre o desenvolvimento ou fabricantes e as operações no fluxo de Application Lifecycle Management. Criam os processos e documentação necessários ao desenvolvimento e gestão de produtos de instalação, atualização e desinstalação das aplicações, que respondam aos requisitos dos utilizadores e dos administradores de sistemas, no contexto do negócio.
Pela experiência de um vasto portfólio aplicacional, conjunto de ferramentas por vezes muito dispendiosas, metodologias e processos instituídos que dificilmente justificariam o investimento interno e garantiriam bons resultados, o recurso ao Outsourcing ou Serviços Profissionais de Software Packagers da FACTIS, apresenta-se como uma boa opção para os Clientes.
Muitas empresas percecionam na migração para um novo sistema operativo, uma oportunidade única para recuperar o controlo do seu software, usando os serviços dos Software Packagers que de uma forma geral englobam as fases descritas de seguida:
- 1ª Fase – Proceder ao inventário de todas as aplicações instaladas, racionalizando e eliminando a redundância de forma a obter para o Cliente poupanças no suporte, em custos de licenças e atualizações de aplicações subaproveitadas.
- 2ª Fase – Criação de Packages de instalação, testes de instalação, execução e compatibilidade das aplicações locais e remotas, identificando os problemas.
- 3ª Fase – Mitigação dos problemas e obtenção da aceitação do produto para posterior distribuição através da Active Directory ou de ferramentas como o caso do BMC Client Management.
Categorias de Packages de Instalação Suportados
Suportamos as três grandes categorias de produtos de instalação, nomeadamente:
- Executáveis / Scripts
- MSI
- Appx e Appy
Experiência Acumulada
As metodologias usadas pela FACTIS que implicam um rigoroso planeamento e controle de qualidade visam assegurar que os packages produzidos não provocam tempo de paragem nos utilizadores.
Dispomos de muitos milhares de horas de produção de Packages de Instalação de Software, estando constantemente a expandir o portfólio de software e aplicações suportadas, potenciando um serviço de excelência caracterizado por robustez, abrangência, qualidade e rapidez de entrega.
Flexibilidade Total no Modelo de Prestação de Serviços
Trabalhamos em estreita parceria em todas as fases do ciclo de vida da solução perspetivando o seu acompanhamento a longo prazo. De acordo com as necessidades e o entendimento do Cliente, a oferta da FACTIS baseia-se fundamentalmente nos seguintes regimes de atuação:
On-site permanente: mediante a alocação de equipa técnica dedicada nas instalações do Cliente.
Centro de suporte externo: a prestação de serviços é executada pela equipa sediada nas instalações da FACTIS.
Sempre que necessário executamos ainda os serviços em regime “No Brand”/OEM suportando o negócio de alguns dos nossos parceiros e Service Providers de referência no mercado.